RESUMOS

Calendário para envio de Resumos:

Data para encerramento das inscrições com desconto:  13 de outubro de 2017

– Data final para a submissão de resumos: 13 de setembro de 2017

Notificação sobre o aceite do trabalho oral ou pôster: 04 de outubro de 2017

Data final para as inscrições e pagamento: 17 de outubro de 2017

-Realização do XII EBSH: 16 a 20 de outubro de 2017

Serão aceitos trabalhos que contribuam para o avanço do conhecimento sobre a “Matéria orgânica e suas multifuncionalidades no ambiente”, e que se enquadrem nos seguintes temas:

Tema 1. Funções de SH e MON em diferentes ambientes e sua caracterização. Nessa sessão serão abordados aspectos sobre a relação entre e SH e MON com o seu ambiente de formação, incluindo-se nesse item as técnicas instrumentais para sua caracterização.

Tema 2. Funções da MON na dinâmica de metais e compostos antropogênicos no ambiente. Nessa sessão serão abordados aspectos sobre as interações entre MON e SH com metais e compostos antropogênicos, suas consequências em processos de contaminação e remediação ambiental e técnicas avançadas instrumentais para sua caracterização

Tema 3: Dinâmica e função da Matéria orgânica e substâncias Húmicas em diferentes usos do solo. Nessa sessão serão abordados aspectos que afetam a dinâmica da MON e SH tais como o manejo do solo, presença de carbono pirogênico, integração lavoura-pecuária, entre outros, e que se refletem no seqüestro de C e gases do efeito estufa.

Tema 4. Aplicações MON e SH na indústria e produção de fertilizantes e suas funções em sistemas de produção. Nessa sessão serão abordados aspectos sobre a utilização de SH e MON em fertilizantes, processos industriais e defensivos agrícolas, como também o uso desses materiais na nanotecnologia. Também serão discutidos processos envolvendo a influência de SH e MON no crescimento de plantas e a produção desses materiais a partir de resíduos agroindustriais.

Tema 5. Função e dinâmica de Carbono e Nitrogênio Pirogênicos no ambiente. Nesta sessão serão abordados aspectos de caracterização e obtenção de carbono orgânico pirogênico (biochar), e serão apresentados os resultados mais recentes de sua aplicação em áreas agrícolas e silvo-pastoris, enfocando questões de sequestro de C, emissões de gases de efeito estufa e condicionamento do solo, como também desafios analíticos.

Tema 6. Workshop sobre Biomassa pirogênica. Nesse workshop serão abordados os seguintes aspectos: Biochar e biorremediação de xenobióticos; Biochar e suas misturas na disponibilização de nutrientes; Carvão hidrotérmico e suas aplicações; CTC em biochar; Capacidade de retenção de água; Pirólise de resíduos; agroindustriais; legislação e protocolos analíticos

 Cada inscrito poderá enviar até dois resumos expandidos por inscrição. O mesmo deverá ser autor ou co-autor do trabalho. O autor que submeter o trabalho deverá se responsabilizar pelo conteúdo científico do trabalho.

Os trabalhos serão revisados pela Comissão Científica do Encontro, podendo ser aprovados sem correções, aprovados com correções ou rejeitados.

Os trabalhos científicos serão apresentados na forma de pôster ou na forma oral em plenária. Os trabalhos a serem apresentados na forma oral serão selecionados pela Comissão Científica do evento e informados aos autores com a devida antecedência.

Os resumos expandidos deverão ser enviados para a Comissão Organizadora, através do e-mail  xii.ebshmon.abstracts@gmail.com, seguindo as orientações. No corpo da mensagem, deve constar o nome, telefone e e-mail do autor para contato e o tema no qual o trabalho se insere. O arquivo do resumo expandido deve ser nomeado com o nome completo do autor seguido da palavra “resumo” e no formato da versão Word 97-2003 document​ (*.doc).  Em caso de envio de dois resumos, o nome de cada arquivo deve ser: nome_autor_principal_resumo1.doc; nome_autor_principal_resumo2.doc.

Para o trabalho ser incluído na programação, o participante deverá efetuar o pagamento da inscrição até o dia 13 de setembro de 2017